Dermatologia Cirúrgica

• São realizados procedimentos pequenos no consultório sob anestesia local, como exérese de pintas e acrocórdons (pequenas lesões pedunculadas nas axilas e pescoço), biópsias de pele, entre outros.

• Lesões maiores como cistos e lipomas são avaliadas em consulta para programação cirúrgica, algumas vezes sendo operadas em hospital sob anestesia local ou sedação.

• Também é realizado tratamento cirúrgico de câncer de pele, geralmente em centro cirúrgico após confirmação diagnóstica e discussão do plano de tratamento.

Melanoma:

Neoplasia de pele potencialmente agressiva que pode surgir da pele normal ou desenvolver-se a partir de um nevo (pinta) pré-existente. Pacientes com histórico pessoal de melanoma são os pacientes com mais alto risco de desenvolvimento de melanoma, porém outros fatores como possuir antecedente familiar de melanoma ou histórico de exposição solar intensa intermitente também são importantes.

Carcinoma Basocelular e Espinocelular:

São tumores que surgem em áreas de fotoexposição crônica, especialmente em pacientes com a pele clara. Podem ter comportamento agressivo, principalmente o carcinoma espinocelular, porém tem ótimo prognóstico quando diagnosticados precocemente. Em alguns casos, podem até ser tratados sem cirurgia.